domingo, 18 de agosto de 2013

Souflé de legumes

      Um belo dia, estava eu na cozinha preparando minha janta. O cardápio seria um bifinho básico, cenouras cozidas, além das outras coisas praticamente imutáveis do meu menu.
      De repente, me deu um estalo: ao invés de fazer o bife separado da cenoura e juntar tudo no prato, resolvi fazer um bife à rolê, as cenouras foram parar dentro do bife enroladinho. Era exatamente a mesma coisa que eu comeria antes, só que com uma roupagem diferente! Então eu pensei: "poxa, por quê não espalhar essa ideia do "básico diferente"? Por quê não tentar fazer um cardápio leve e saboroso?"
Aí como é mania de blogueiro achar que entende de tudo e que as pessoas estão superinteressadas em ler tudo o que postamos, cá estou eu nessa nova empreitada!
      A minha intensão é postar receitas testadas por mim, então como ainda não experimentei muitas receitas, vou colocando aqui as receitas leves que eu já tinha postado no Minha Nova Casa Velha e à medida que for testando novas receitas e ideias, vou colocando aqui e dividindo com quem quer novas ideias de pratos e receitas.

Espero que gostem das receitas e que, se desejarem, compartilhem conosco as suas receitas. Eu terei o maior prazer em testar e dividir com todo mundo!
     Mas, chega de blá, blá, blá e vamos ao que interessa!


Souflé de legumes




Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de margarina light
  • 1/2 cebola picada
  • Açafrão à gosto
  • 1/2 abobrinha em picada
  • 300ml de leite desnatado
  • 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 3 gemas
  • Sal, pimenta, noz moscada e cheiro verde à gosto
  • 150g de couve-flor cozida 
  • 100g de ricota picada
  • 3 claras
  • 1 colher (chá) de fermento químico

Modo de preparo:



Aqueça a margarina e refogue a cebola com o açafrão.
Junte a abobrinha e refogue até amolecer.
Reserve.
Em uma panela fora do fogo dissolva a farinha de trigo no leite frio.
Misture as gemas mexendo muito bem com um garfo.
Tempere com sal, pimenta, noz moscada e cheiro verde à gosto.
Leve ao fogo baixo, mexendo sempre até engrossar.
Retire do fogo e continue mexendo com um garfo para dissolver algum grumo que tenha se formado e deixar o creme bem homogêneo.
Em seguida, misture a esse creme a abobrinha reservada, a couve-flor e a ricota.
Bata as claras em neve.
Misture o fermento às claras em neve aos poucos.
Em uma tigela grande, junte as claras em neve ao creme de legumes delicadamente.
Ponha em uma fôrma untada, leve ao forno pré aquecido (temperatura média-baixa) e asse por aproximadamente 30 minutos.
     Este souflé é uma delícia e você pode variar os legumes, aproveitar o que tem na geladeira.

Espero que gostem!


Este não é um blog sobre dietas, mas uma ajuda para quem quer se alimentar bem sem perder os sabores da vida.

Nenhum comentário: